Home office: empresas descobrem que dá para fazer mais com menos espaço físico

A pesquisa Continuidade dos Negócios e a Saúde da Força de Trabalho em Tempos de Crise, realizada pela consultoria Mercer, mostrou que as companhias descobriram que dá para manter a produtividade mesmo com os funcionários trabalhando remotamente.

12/05/2020 13h02

A adoção do trabalho remoto não afetou a produtividade das empresas.

Que dados são esses? A pesquisa perguntou quais as consequências da pandemia para seu negócio. Veja respostas:

• 41% afirmaram que o impacto foi moderado, exigindo a manutenção de alguns funcionários trabalhando presencialmente
  • 32% afirmaram que o impacto foi mínimo, conseguindo manter boa parte dos colaboradores trabalhando remotamente
  • 27% disseram que o impacto foi alto, pois a maioria dos colaboradores precisa trabalhar presencialmente.

Que leitura dá para fazer desses dados? Para a Mercer, o resultado positivo do home office mostra que as companhias poderão reduzir custos fixos com aluguel, por exemplo.

“As companhias deverão repensar os recursos com aluguéis de prédios comerciais. Entretanto, essas mudanças devem ser feitas com cuidado para não terem impactos negativos”, diz Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil.

Quais outros destaques da pesquisa? Ela mostrou que 56% das empresas possuem um plano de continuidade dos negócios para casos de epidemias ou greves. Para 52%, o desenvolvimento desse planejamento foi realizado apenas recentemente. “O fato de quase metade das organizações (44%) não estarem preparadas para um break down é surpreendente, mas gerou aprendizado. Certamente não seremos os mesmos depois dela”, afirma Ricarte.

O que as empresas com trabalho presencial estão fazendo? A maioria (81%) disse adotar alguma medida de segurança para os colaboradores, enquanto 12% não adotaram e 7% estão com adoção de medidas em análise. Veja medidas:

• reestruturação do espaço físico para evitar aglomerações (56%);
  • flexibilização nos turnos de trabalho (34%
  • aferição de temperatura corporal, questionário na entrada da empresa e alterações no processo de limpeza (21%)

Quais os maiores desafios das empresas? A pesquisa Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional mostra quais são os maiores desafios:

• comunicação interna (83%)
  • gestão de crises e riscos (71%)
  • eventos (70%)