Rio de Janeiro registra 307,8 mil novos pequenos negócios no estado

Os meses de fevereiro e março bateram o recorde de novos negócios dos últimos 20 anos. No trimestre, foram 14.938 novas empresas e 5.979 negócios fechados.

13/04/2021 12h39

Com a crise provocada pelo novo coronavírus, o empreendedorismo se tornou a solução para que trabalhadores possam sobreviver e gerar renda. Em 2020, empreendedores fluminenses abriram mais de 307,8 mil pequenos negócios, com destaque para o setor de serviços com quase 160 mil novas empresas. Para a abertura de um novo negócio, salão de beleza (cabeleireiro, manicure e pedicure) e fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar foram as principais atividades escolhidas pelos microempreendedores individuais (MEI). É o que aponta levantamento do Sebrae Rio com base nos dados da Receita Federal.

“O empreendedorismo se tornou uma oportunidade para muita gente. Os pequenos negócios estão mantendo a economia. O setor de serviços cresceu muito. Das empresas abertas para esse tipo de atividade, no ano passado, os microempreendedores individuais representaram 88% do mercado. Um outro ponto que precisa ser destacado é que quando o negócio é formalizado, o empreendedor precisa ter conhecimento sobre os seus direitos, os benefícios e as suas obrigações”, explica Felipe Antunes, analista do Sebrae Rio.

Do total de empresas abertas no estado do RJ, o setor de serviços abriu 159,9 mil empresas, seguido pelo comércio com 72,5 mil, indústria com 52,7 mil, economia criativa com 10,5 mil, turismo com 9,9 mil e agropecuária com 2,1 mil. Ao observar o desempenho dos pequenos negócios por atividade, lideram: serviço de escritório e apoio administrativo, comércio varejista de roupas, serviço médico ambulatorial e restaurantes que mais abriram empresas.

Fechamento de empresas

Ao todo, 90,2 mil pequenos negócios fecharam no Estado do Rio de Janeiro. O setor de serviços foi o que mais fechou empresas (39,1 mil), seguido por comércio (28,8 mil), indústria (14 mil), economia criativa (4,1 mil), turismo (3,5 mil) e agropecuária (470).

As atividades voltadas para o comércio varejista de roupas e restaurantes foram as mais impactadas. Das microempresas que fecharam, 42% eram do setor de comércio.

Fonte: Sebrae RJ