Considerada uma das datas mais importantes do varejo, o Dia das Crianças deve movimentar R$ 13,68 bilhões no comércio este ano.
03/10/2022 12h11
Se prepare e prepare a sua loja para o Dia das Crianças. Essas dicas irão ajudar você a vender mais e aproveitar os canais digitais para aumentar a exposição do seu negócio:
O WhatsApp é a ferramenta preferida dos brasileiros para entrar em contato com marcas, empresas e lojas, como mostra um estudo realizado pela RD Station. Nele, descobrimos que usuários que mantêm as conversas comerciais feitas no WhatsApp unificadas no CRM conseguem fechar até 40% mais vendas!
No Dia das Crianças, o aplicativo com certeza será um importante canal tanto de comunicação quanto de vendas. A sua loja já possui, por exemplo, uma conta comercial do WhatsApp? Já pensou em programar respostas automáticas para não perder nenhum contato? Uma boa forma de começar é disponibilizar um link de WhatsApp para seus potenciais clientes. Você pode colocar no seu site, nas suas redes sociais ou onde mais preferir para facilitar as suas vendas.
Faça ofertas com diferentes combinações, como presentes para gêmeos, para menino e menina e até mesmo para diferentes faixas de idade. Reúna todos os produtos que sua loja virtual tem para crianças de diferentes idades e pense em combinações criativas, que façam com que os consumidores comprem tudo na mesma loja.
Quer atrair a atenção das crianças? Veja se não é interessante oferecer pipoca ou lanches. Além de petiscos, pense também em atividades, como pintura facial, tatuagem temporária e música. Essas iniciativas costumam chamar a atenção delas e são vistas com bons olhos pelos pais. Vale tanto para quem tem um restaurante, que vai receber a família na data, quanto para lojas de roupas ou brinquedos, melhorando, assim, o relacionamento com o cliente.
Oi? Dia das Crianças não é só para a venda de produtos infantis? Sim, esse é o foco da data, mas, de um tempo para cá, notamos que muitas empresas de outros nichos começaram a aproveitar a data para também aumentar suas vendas.
Como a maioria das datas comemorativas, sempre há alguns nichos que não conseguem encaixar nada do seu mix de produtos como opção de presente para o dia. Mas você pode ser criativo.
Alguns segmentos utilizam a onda do “desperte a criança que há em você” para oferecer ofertas para o público adulto. Outros, conseguem combinar a data com seus produtos. Algumas empresas entram na onda da nostalgia, publicando conteúdos sobre a infância ou até mesmo trocando a foto da fanpage. O mais importante é criar esse laço com a audiência que tem grandes chances de simpatizar com sua marca por causa da imagem e adquirir outros produtos seus em outro momento.
Para entrar no clima, pense em uma decoração temática bem colorida para sua loja — e a estenda para peças gráficas e banners em seu site e redes sociais.
Por exemplo, coloque banners laterais em sua loja virtual e troque a foto de capa e de perfil nas redes sociais para dar destaque a sua ação de Dia das Crianças. Faça, também, seleções especiais de produto e dê destaque a elas na sua loja física e online para facilitar a escolha dos que ainda estão indecisos.
Apesar da escolha do produto ser orientada pela criança, a compra de fato é feita pelos pais, tios e avós. Por isso, ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e descontos especiais, além de diferentes meios, por exemplo cartão de crédito, débito e pagamento via boleto.
É claro que você deve levar em consideração a sua situação financeira atual. Avalie o que é possível fazer, considerando sempre que oferecer mais opções de pagamento pode resultar em mais negócios fechados!
Você já parou para pensar no que sua empresa pode fazer para ajudar crianças que fazem parte de famílias sem recursos para presentear? Aqui, não estamos falando de lucro. Não é sobre vender mais ou melhorar o branding.
Estamos querendo dizer que sua empresa pode, de alguma maneira, contribuir para dar um dia feliz para quem não tem a mesma oportunidade que os seus clientes, mesmo que indiretamente.
Nesse Dia das Crianças, por que não doar uma porcentagem ou um valor fixo da renda da campanha para alguma instituição? Ou quem sabe se envolver em alguma atividade da comunidade, patrocinando um evento?
Deixe isso bem claro nas suas ações de marketing para criar um compromisso, ser transparente com os clientes e ajudar quem precisa. Afinal, nada é mais gratificante do que ver um sorriso de uma criança estampado no rosto.
Roupas e/ou calçados (44%);
Bonecas/bonecos (40%);
Jogos de tabuleiro/educativos (28%);
Avião/carrinho de brinquedo (20%).
Lojas físicas (83%), sobretudo, shopping center (43%), shopping popular (32%) e lojas de rua/bairro (29%);
47% das compras serão pela internet, sendo que dessas 69% devem ser via aplicativos, 66% em sites e 18% pelo Instagram;
Os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço (52%), promoções e descontos (43%), a qualidade dos produtos (41%) e frete grátis (34%).
A maioria (79%) pretende fazer pesquisa de preço antes de comprar o(s) presente(s);
O principal local de pesquisa será a internet (80%), sobretudo nos sites/aplicativos (68%), enquanto 65% farão pesquisa de preço offline, principalmente nas lojas de shopping (42%) e lojas de rua (34%);
Entre os que vão utilizar sites e aplicativos para pesquisar preços, 73% citam os sites e aplicativos de varejistas, 63% os sites de busca e 34% os sites de comparação de preços.
Fontes: RD Station e Sistema CNDL