CDL/Macaé emite certificado digital em tempo recorde

A Câmara de Dirigentes Lojistas entrega o documento eletrônico no máximo em 3 horas se o mesmo for validado sem problemas !

09/10/2013 10h24

O Mundo tecnológico cresceu potencialmente nas últimas décadas, assumindo uma grande importância no dia-a-dia das pessoas, automatizando e gerando maior velocidade nas ações e no mercado atual.

Grandes esferas, como o Governo Federal vem utilizando recursos dessa era para agilizar o atendimento e garantir a segurança de todos. Nesse universo, surgiu o sistema de identificação digital reconhecido pelo país, com base no modelo de chaves públicas ICP Brasil. Desde 2010, o governo federal exige o uso do certificado digital em algumas transações relativas a FGTS e aos poucos isso deverá ser ampliado.

O Certificado Digital é uma credencial que identifica uma entidade, seja ela empresa, pessoa física, máquina, aplicação ou site na web. O documento eletrônico seguro permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida, sigilosa e com validade jurídica.

Essa tecnologia permite assinar, digitalmente, qualquer tipo de documento, conferindo a mesma validade jurídica dos equivalentes em papel assinados de próprio punho.

Além disso, os certificados digitais viabilizam o acesso a serviços virtuais da Receita Federal do Brasil, evitando o comparecimento a uma de suas unidades, o que representa uma grande economia de tempo para o contribuinte.

Dados Nacional - O Brasil possui 3,5 milhões de certificados digitais ativos e vem emitindo cerca de 200 mil a cada mês conforme dados apresentados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), no 11º Certforum, em Brasília, na última semana. Já são cerca de 300 organizações que utilizam ICP Brasil.

Mas ainda que seja uma ferramenta “corporativa”, a imensa maioria dos 3,5 milhões, 80% deles, é de certificados portáteis – chamados A3, são aqueles que podem ser inseridos em pendrives ou tokens. Os demais, cerca de 660 mil, são os tipo A1, que ficam instalados em discos rígidos.

Macaé - A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Macaé, está oferecendo esse novo serviço aos associados. A Ação é realizada pela CDL em parceria com o SPC Brasil e a executora é o Serasa. O diferencial é que o órgão entrega o certificado no ato do primeiro atendimento, ou seja, no mesmo dia a pessoa sai com seu documento pronto para ser utilizado. Isso acontece porque, para otimizar o atendimento a CDL disponibiliza, em tempo integral, de um agente certificador, treinado tecnicamente para essa função.

De acordo com a entidade, quatorze certificações foram entregue no mês de setembro. “A certificação digital tem como principais objetivos: economia de tempo e redução de custos; desburocratização de processos; validade jurídica nos documentos eletrônicos; possibilidade de eliminação de papéis; autenticação na internet com segurança; entre outros”, pontuou o presidente o órgão, Luiz Henrique Fragoso (Ferreti) ressaltando que a CDL entrega o documento eletrônico no ato do primeiro atendimento. “Economizamos cerca de 96h em comparação as outras entidades que oferecem o mesmo serviço. A pessoa ainda tem a opção de agendar o atendimento através do site http://www.cdlmacae.com.br/.”, frisou informando ainda que os associados têm 20% de desconto.

O empresário e associado, Paulo Cesar Mota Carneiro adquiriu os serviços para suas três empresas. "Quando soube da necessidade e da exigência do governo sobre a certificação digital, eu logo procurei meu contator que me indicou procurar a CDL, que por ser associado tive desconto, além de ter sido muito bem atendido e saído com os aparelhos no mesmo dia", disse o empresário.

Interessados devem se dirigir a sede da CDL localizada na Rua Conde de Araruama, 90 – Salas 202/203, Centro/Macaé. Mais informações através do telefone + 55 22 2772-5341.