Varejo aponta queda real de -7,8% e atinge o segundo pior resultado da história

Fonte: IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo


26/01/2016 14h10

O IBGE divulgou na última semana, os indicadores de vendas do varejo, o resultado real, ou seja, descontado a inflação do mês de novembro de 2016 sobre novembro de 2015 fechou com queda de -7,8%. Novamente, com aproximadamente 30 dias de antecedência, os associados do IDV já sinalizavam com seu indicador mensal (IAV-IDV) o forte decrescimento de vendas do varejo. O indicador da associação fechou em queda de -8,8% em novembro na comparação anual.

O monitoramento realizado pelo IBGE, do segmento varejista, iniciou-se em janeiro de 2000, e de toda a série histórica, somente no mês de março de 2003 apresentou um resultado pior que o de hoje, na comparação anual, quando fechou em queda de -11,4%.

Em nove meses de 2015, os resultados da PMC ficaram abaixo de zero, portanto, o decrescimento real já acumula até novembro queda de -4,0%, e os principias motivos que levaram a tal situação é o momento de instabilidade que vive o País, com a aceleração dos indicadores de inflação que corroeram parte do crescimento real da massa salarial, da ligeira elevação do endividamento das famílias, o aumento significativo do nível de desemprego, o decrescimento real da massa salarial no período de um ano, encarecimento do crédito e a desvalorização do real frente ao dólar nos últimos meses.

Já na análise do acumulado dos últimos 12 meses a queda é de -3,5%, pior desempenho desde 2004. Na comparação com o “mês corrente versus mês anterior” o indicador encerrou com variação positiva de 1,59% já descontada a inflação.

Fonte: IDV – Instituto para o Desenvolvimento do Varejo


Avança Varejo


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp