Renegociar dívidas é tão importante quanto evitá-las

A CDL Macaé é a única entidade que faz consultas SPC e SERASA

30/03/2017 12h33

Muitas pessoas deixaram de pagar as suas contas nos últimos anos, atitude tomada principalmente por conta crise econômica que o país atravessa. Alguns perderam o emprego e, com essa realidade, acabaram surpreendidos com a mudança na rotina financeira da família.

Poucas pessoas no Brasil se preocupam em formar uma reserva de emergência que garanta a “sobrevivência” em momentos delicados como o que vivemos nestes últimos anos – e isso é algo que insistimos desde o começo deste espaço, há 10 anos. Essa situação (endividamento) acabou levando muita gente a fazer parte das famosas listas dos serviços de proteção ao crédito.

Agora, com a liberação das contas inativas do FGTS, muita gente quer aproveitar o dinheiro extra para ajustar as contas e acabar com as dívidas. Trata-se de uma decisão inteligente, cabe dizer. Existem muitas dúvidas sobre como desenvolver uma boa negociação, afinal, quais os procedimentos que devem ser tomados para que as pessoas não sejam obrigadas a arcar com juros exorbitantes acumulados na inadimplência?

Conheça seus credores e consulte suas dívidas - Serviços como o Serasa e SPC  fazem o cadastro do devedor após solicitação da empresa credora, que informa que determinado pagamento não foi recebido. Mas, antes que isso aconteça, o devedor recebe em sua casa uma correspondência da instituição em que ela informa o débito e oferece algumas opções de pagamentos e negociação.

Quem não faz o pagamento, tem seu nome protestado. Se você já está nessa situação há algum tempo, é importante fazer uma pesquisa no Serasa e SPC para saber os valores devidos e qual a atual situação de seu cadastro/dívida. Conhecendo o tamanho da dívida, você poderá se programar e fazer uma lista do que é prioridade para pagamento e o que pode esperar.

Renegocie e regularize  - Uma das formas de eliminar a dívida é buscar uma negociação direta com a instituição credora. Após reconhecer o valor que tem que ser pago, faça contato com cada empresa e apresente uma proposta para saldar a dívida. Como muitas pessoas ainda estão passando dificuldades com a crise, as instituições financeiras continuam não recebendo. Por isso, eles prezam e valorizam quem realmente toma a iniciativa de saldar as dívidas.

A CDL Macaé é a única entidade que faz consultas SPC e SERASA.