Seis em cada dez consumidores estão mais receptivos à publicidade, aponta Kantar

Amazon lidera ranking global de preferências em publicidade


25/09/2025 12h58

Seis em cada dez consumidores no mundo afirmam ser receptivos à publicidade em geral, um aumento em relação aos 47% em 2024, de acordo com o Media Reactions 2025, da Kantar, empresa líder mundial em dados e análises de marketing. Na América Latina, esse número permanece em 57%.

Em escala global, o estudo aponta que três das cinco plataformas de anúncios preferidas dos consumidores são marcas da Amazon. A própria Amazon ocupa o primeiro lugar; o Twitch, plataforma de streaming de vídeo ao vivo, estreia já na quarta posição; e o Prime Video aparece em quinto lugar. As outras duas marcas no top cinco são o Snapchat, em segundo, e o TikTok, em terceiro. Na América Latina, as três marcas preferidas dos consumidores são Amazon, Google e Pinterest.

“As marcas precisam lutar pela atenção das pessoas, mas os profissionais de marketing nem sempre refletem as preferências de anúncios dos consumidores. As propriedades de anúncios da Amazon contrariam a tendência, oferecendo uma variedade de experiências diferentes em seus diversos canais”, explica Leonardo Pinheiro, diretor de digital e mídia da Kantar Brasil.

Os anúncios do Snapchat são vistos como divertidos e interessantes, e os consumidores sentem que eles são menos intrusivos do que em 2024. Já os anúncios do TikTok foram elogiados por serem particularmente chamativos, divertidos e envolventes. As marcas de anúncios preferidas dos profissionais de marketing são YouTube, Instagram, Google, Netflix e Spotify, mantendo a mesma classificação de 2024.

Segundo Pinheiro, os consumidores confiam nos anúncios do Twitch mais do que em qualquer outra plataforma, mas muitos profissionais de marketing ainda presumem que o público apaixonado por jogos e transmissões ao vivo seja restrito e de nicho.

A edição de 2025 mostra a ausência do X em ambos os rankings. Cerca de 29% dos profissionais de marketing planejam reduzir seus gastos com a plataforma no próximo ano, e quase um em cada oito pretende cortar totalmente seus investimentos.

Anúncios gerados por IA

As implicações de confiança estão influenciando os consumidores, com o número de pessoas incomodadas por anúncios gerados por Inteligência Artificial (IA) aumentando ligeiramente para 44%, em relação aos 41% do ano passado. Além disso, 57% dizem estar preocupados com anúncios falsos criados por GenAI.

Já as atitudes gerais em relação à GenAI estão se tornando mais positivas entre consumidores e profissionais de marketing, embora mais profissionais usem a tecnologia para trabalhar de forma eficiente (70%) do que criativa (53%).

Na América Latina, 60% dos consumidores têm uma visão positiva em relação à IA generativa. “Ela está oferecendo aos profissionais de marketing novas maneiras de explorar ideias, testar o que repercute e tomar decisões mais inteligentes e rápidas. A oportunidade que ela representa é enorme, mas isso só virá de uma mentalidade de curiosidade, e não de cautela”, diz Pinheiro.

Fonte: Mercado & Consumo


Avança Varejo


1

Dúvidas? Chame no WhatsApp